Chá de morango: benefícios e como fazer

Categoria: Dicas
25/03/2019

O morango é uma frutinha deliciosa e muito saudável, mas você sabia que as folhas dele também são boas para a saúde? Conheça os benefícios do chá de morango e como prepará-lo.

 

Benefícios do chá de morango
Como o morango e sua folha são parte da mesma planta, logo, os mesmo nutrientes correm por toda a sua estrutura. Dessa forma, os valores nutricionais da fruta podem ser aproveitados ao consumir suas folhas. Alguns deles são:

 

1. É antioxidante
A vitamina C é uma fonte de antioxidantes que atuam no combate ao efeito dos radicais livres. Quando há radicais livres em excesso no organismo, eles atrapalham a renovação das células, promovendo o envelhecimento precoce e danificando o funcionamento dos sistemas.

 

2. Alivia os sintomas da artrite
As doenças reumáticas, como artrite, causam inflamação, dor, inchaço e dificuldade de movimento das articulações do corpo, por diferentes motivos.

 

Nas folhas de morango existe um componente chamado ácido cafeico, um diurético natural que pode ajudar a desinchar e melhorar a inflamação, quando combinado a uma dieta orientada e acompanhamento médico.

 

3. Melhora a digestão
Os taninos, substâncias encontradas nas folhas de morango, têm a função de ligarem-se a elementos do corpo que possuem pH baixo, reduzindo o desconforto que estes podem causar no sistema digestivo.

 

Alguns problemas de saúde gastrointestinal pode ser aliviados com o chá de folhas de morango, como cólica, inchaço, refluxo e azia, mas é indicado ter recomendação médica para utilizar da maneira e quantidade corretas.

 

4. Fortalece a imunidade
O chá de morango possui uma tendência forte para aumentar o potencial imune do indivíduo. Desse modo, é excelente para o consumo de quem está com gripe ou de quem não deseja adquirir alguma virose.

 

5. Facilita a cicatrização
Cuidado, pois esse benefício não se refere ao aplique direto, mas à ingestão dessa bebida. Portanto, ela facilita com que o corpo use seus próprios instrumentos para cicatrizar a ferida.

 

6. Combate as acnes
Por ser rico em vitamina C, esse chá possui um excelente potencial anti-inflamatório que facilita bastante para combater as acnes. Assim, sua ingestão favorece o tratamento da inflamação, por meio da ação dessa vitamina.

 

Isso evita que se criem as comuns manchas de espinhas estouradas enquanto estavam inflamadas. Consequentemente, a face se torna mais limpa e com menos obstruções oleosas.

 

7. Auxilia na produção de colágeno
O chá dessa fruta, além de ser bastante rico em antioxidantes que favorecem a saúde da pele, propicia uma alta taxa de colágeno para a pele da pessoa. Esse colágeno deixa a pele mais firme e mais jovem, retardando o envelhecimento.

 

Vale destacar que o colágeno também é importante para outras funções corpóreas. Dentre essas funções, estão o fortalecimento dos tendões, vasos sanguíneos e ligamentos.

 

Receita do chá de folhas de morango
Com tantos benefícios que as folhas do morango oferece, converse com seu médico para incluir este chazinho gostoso na sua rotina diária. Veja como preparar.

 

Ingredientes

Água: 200 ml;
Folhas de morango frescas ou desidratadas: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (café), se quiser.

 

Modo de preparo

1. Assim como qualquer infusão, misture as folhas no recipiente com a água recém-aquecida e deixe descansar por alguns minutos;
2. Depois coe, adoce se achar necessário e beba.

 

Receita de chá de morango com hibisco
Se você gosta de inovar nas receitas e sair da mesmice, esse chá é para você. Confira abaixo como preparar essa infusão diferenciada em sua casa e usufruir de suas características únicas.

 

Ingredientes

Folhas de morango desidratadas: 1 colher (chá);
Hibisco: 1 colher (chá);
Água: 200 ml.

 

Modo de preparo

1. Separe as folhas do hibisco e do morango;
2. Coloque a água para ferver;
3. Assim que se iniciar a fervura, coloque as folhas;
4. Espere 5 minutos e coe;
5. Esse chá pode ser servido tanto estando quente, como estando frio.

 

Cuidados com as folhas de morango
É necessário que as folhas sejam bem frescas ou totalmente desidratadas, pois elas podem produzir uma substância tóxica com efeitos colaterais como náuseas e vômito. Evite folhas murchas. Se possui alergia ao morango, deve tomar muito cuidado ao ingerir sua folha também.

 

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

Fonte: www.dicasonline.com

VOLTAR
Adquira o seu
Cartão Abimar

Para fazer o cadastro, você precisa apresentar em uma de nossas lojas: CPF, RG, comprovante de renda e residência. Faça já o seu!

2ª VIA DO BOLETO